Sejam bem vindos!!!

Sejam bem-vindos ao blog Salada Mista!!!







Nosso objetivo neste espaço virtual é refletir sobre o comportamento humano no dia a dia. Para isso, utilizamos a força da palavra através de poesias, crônicas, vídeos e áudios. Pode entrar e ficar a vontade: A casa é sua!







terça-feira, 6 de novembro de 2012

BATUQUES DE ÁFRICA




BATUQUES DE ÁFRICA

Gosto de todo batuque
que vem de longe,
que vem de antes do ontem;
que antecede as eras,
deste som que gera a vida
e pulsa na batida do meu coração.

Gosto do som das tribos,
dos  atabaques, dos atributos, 
dos badulaques que vem de África.
Rebolos, bantos, malês, iorubás:
Batuques, danças, cantos e tranças.
Tudo é cor e beleza: Tudo é festa!

Gosto de tudo que encanta,
se movimenta, dança
e me faz dançar.
Gosto do som do timbau,
do pandeiro, do tantan,
do maracatu e do tambor de crioula
convidando pra entrar na roda.

Gosto das cadeiras da crioula
que rebola e faz graça.
Gosto, na avenida, quando ela passa
me sorri e me faz bem:
Gosto tanto de você, meu bem!

Gosto de tudo que africaniza
e carnavaliza a alma brasileira.
Amo um batuque de primeira,
marcado na palma da mão:
A alegria é a força identitária
da nossa nação!

Sérgio Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário