Sejam bem vindos!!!

Sejam bem-vindos ao blog Salada Mista!!!







Nosso objetivo neste espaço virtual é refletir sobre o comportamento humano no dia a dia. Para isso, utilizamos a força da palavra através de poesias, crônicas, vídeos e áudios. Pode entrar e ficar a vontade: A casa é sua!







domingo, 14 de outubro de 2012

BEM DITO, SARAMAGO!


Bem Dito, Saramago!

Pra quem não sabe
já fui escoteiro.
E por isso ando sempre alerta!
Vaidades?
Carrego sim algumas comigo
como cada um de nós
carrega as suas.
Volta e meia encontro
quem me diga:
“Que bela voz...”
A estes meus sinceros
(e exaustos) agradecimentos.
Mas eu, que já fui escoteiro,
estou sempre alerta...
Agradeço, mas não caio nessa.

A mim pouco importa
a beleza da voz:
Meu papo é outro!
Eu que não sou bobo
de deitar no berço esplêndido
da sonoridade vocal
que em mim habita.
Tampouco desejo
a pretensa e inglória tarefa
de perfumar a flor ou,
como se pudesse,
emprestar beleza a palavra escrita.

Em certa ocasião
ouvi o Mago dizer
(com sua voz cansada)
que o milagre da palavra,
a verdadeira palavra,
é a palavra dita:
Aquela que se pronuncia.
Caso contrário, dormem as palavras.
Salve José SaraMago!
Desde então resolvi me tornar
escravo, servo e vassalo da palavra:
Servi-la da forma mais bonita!

Deus meu,
que amanheça em mim
o espírito da poesia;
que a palavra me venha
do útero que não tenho;
das entranhas que possuo;
da libido que me assanha;
do coração que em mim grita.
Que eu encarne o verbo!
Seja eu um peregrino da pronuncia
e que ao falar haja graça e gere vida:
Liberte os cativos,
console os desesperados,
ilumine os cegos,
cure os feridos de alma,
provoque indignação nos conformados,
faça gargalhar os homens sérios
e despertar a mulher adormecida.

Senhor,
Eu quero acordar as palavras,
amanhecer as crianças, homens e mulheres:
Quero em mim o milagre da palavra poética
bem dita e bendita!

Sérgio Fonseca

 
“E devo dizer que o milagre da palavra, que a verdadeira palavra é a palavra dita, é a palavra que se pronuncia. A palavra que está estendida no papel é uma palavra que dorme.” (José Saramago, à Escola Lucinda de Poesia Viva)

Confira as palavras de Saramago em vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=23yvjcgpZ5I
 

 

2 comentários:

  1. Adorei, principalmente no verso que diz:-" Seja eu um peregrino da pronuncia e que ao falar haja graça e gere vida..."
    Este pra mim é o verdadeiro sentido da palavra dita, parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Blan! Este é o meu desejo: Que a graça, a benção e a unção de Deus sejam sobre a miha vida. Assim sendo, serei instrumento nas mãos Dele para escrever e pronunciar as palavras "benditas". Que o Espírito Santo de Deus se renove em mim!!!

      Excluir