Sejam bem vindos!!!

Sejam bem-vindos ao blog Salada Mista!!!







Nosso objetivo neste espaço virtual é refletir sobre o comportamento humano no dia a dia. Para isso, utilizamos a força da palavra através de poesias, crônicas, vídeos e áudios. Pode entrar e ficar a vontade: A casa é sua!







segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DISCORDO, MORGAN FREEMAN


DISCORDO, MORGAN FREEMAN

Opinião eu respeito a de todo mundo, nem precisa ser a do Morgan Freeman... As pessoas são livres para pensar e emitir suas opiniões. Este é um direito no qual acredito com todas as minhas forças. No entanto, todos nós sabemos que a coisa que mais existe na internet são posts assinados por fulanos e beltranos fakes, quando na verdade os ilustres citados não disseram nada a respeito. Agora, digamos que este seja de fato o pensamento do Morgan Freeman, a quem muito admiro e sou fã... Eu questionaria da seguinte forma: Ele é estudioso do tema pra falar com propriedade sobre o assunto, ou a sua opinião é um mero "achismo"?

Achar cada um tem o direito e pode achar o que quiser. Tem gente que acha que Jesus é apenas um ser iluminado, mas não é Deus. Nem por isso ele deixa de ser o Deus Maravilhoso que conhecemos. Por mais incrível que possa parecer, tem gente até hoje que não acredita que o homem foi a lua. Tem gente que crê em marcianos sem nunca ter tido contato com um. Por outro lado, tem gente que já foi “abduzida” por extra terrestre e viajou em nave espacial. Longe de mim querer menosprezar a fé, a crença (não uso esta expressão no contexto religioso), ou a experiência pessoal de cada um.

É verdade que todo grupo social tem seus interesses. Agora, eu não posso negar que graças aos bons "interesses de grupos", Hitler e os nazistas não acabaram com todos os judeus na busca de criar uma raça pura (o nazismo matou 6 milhões é verdade). É muito bom saber que, aqui no Brasil, grupos de negros se juntaram, formaram quilombos e resistiram a toda forma de escravidão; que bom que grupos de interesses abolicionistas (homens brancos e negros juntos) se organizaram para acabar com a escravidão, pois caso contrário estaríamos vivendo num regime escravocrata até aos dias de hoje. Todo e qualquer grupo tem seus interesses, não conheço um grupo que não tenha. Agora, se os interesses desses grupos são bons, ruins ou justos, cabe a cada um de nós julgar com sua consciência histórica. No que me diz respeito: A minha Consciência é Negra. Não no sentido pejorativo e ideológico que esta expressão é usada no cotidiano. Mas no sentido positivo de alguém que é negro e nasceu no Brasil: O último país no mundo a acabar com a escravidão. Os reflexos disso a população brasileira, formada por índios, brancos e negros, sofre até hoje como podemos ver através da desigualdade socio-econômica do país. E não me venham dizer que a questão é meramente “social e econômica”, excluindo a questão racial que está na gênese da nossa história como nação. Não se tratava de “mão de obra barata”, mas sim de mão de obra escrava que fez este país crescer economicamente.

Eu não acredito e discordo da fala do Morgan Freeman do post, ao dizer que "O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com consciência humana, o racismo desaparecerá". Eu não acredito em Papai Noel, coelhinho da páscoa e nem em passe de mágica: Plin!

Creio que o racismo no mundo sempre existirá. Mas creio também que sempre haverá gente branca, negra, indigena, asiática, aborígene e seja lá de qualquer etnia for, gente de bem, para lutar contra o racismo e a favor do respeito ao ser humano. Sabendo que este "ser humano" só é igual aos olhos de Deus. Aos olhos do homem, nas relações sociais, a humanidade é bem diferente, hierárquica e segregacionista. Lembro das palavras de outro americano que Morgan Freeman conheceu bem, Martin Luther King: “Eu tenho um sonho de que os meus quatro filhos pequenos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.” O Pastor Martin Luther King, morreu por sua fé e por acreditar numa sociedade mais justa e igualitária. Será que Morgan Freeman se esqueceria disto? Enquanto isso, aqui no Brasil, eu sigo na luta, no amor de Cristo e com muito samba no pé!

Sérgio Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário